Translate

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Biografia - Banda Catedral


 A banda Catedral foi formada no Rio de Janeiro no ano de 1988, por Joaquim Cezar Motta (Kim, Voz, guitarra base e violão), José Cezar Motta (Guitarrista), e Julio Cezar Motta (Contrabaixo), Eliaquim Guilherme Morgado (Bateria), Glauco Mozart (Tecladista), oriundos da igreja presbiteriana de Nilópolis.

Com menos de um ano de formada, a banda lança seu primeiro trabalho denominado de “Você”, pela gravadora Pioneira Evangélica de Guilherme, as vendagens foram ótimas e de carqa alcançaram disco de ouro, empolgados com o sucesso, em 1989 lançaram Aos Ouvidos dos Sensíveis de Coração, lançado pela gravadora Doce Harmonia que teve como destaque a canção Mundo Vazio. Após dois anos a banda lança Catedral III, pela gravadora Pioneira Evangélica.


No ano seguinte, Catedral lança seu primeiro álbum ao vivo, Catedral 5 Anos – Ao Vivo, mesmo sem muita estrutura a banda é muito bem sucedida no projeto e consolida seu nome no mercado gospel nacional, com uma apresentação marcante no Antigo Canecão , no Rio de Janeiro. No ano seguinte 1993, a banda lança o LP Está Consumado I e II, em 1994, a Catedral assina com a MK Publicitá e lança o Álbum Contra todo o Mal que teve como destaque a canção Rio de Janeiro a Dezembro que faz uma forte critica a violência da cidade. Em 1995 a banda lança O Sentido, já voltado mais para o mercado Pop, onde regravaram o grande clássico de Tanita Tikaram – Catedral. No ano seguinte é lançado Eterno, que mostra o lado romântico da banda, já fugindo um pouco do mercado Gospel. Em 1997 a Banda lança seu segundo álbum ao vivo, Catedral 10 Anos – Ao Vivo, agora bem mais estruturado, o álbum conta com dois momentos, um acústico e outro eletrônico. Em 1998 a banda chega ao mercado latino com o lançamento do álbum Catedral en Español que fez um grande sucesso nas rádios, em especial na Argentina, no mesmo ano a Banda lança o álbum Revolução, que é um marca de sua carreira gospel.

O ano de 1999 foi um divisor de águas para a Banda Catedral que decidiu retirar o rotulo de banda Gospel e investe pesado no mercado Secular assinando com a Warner Music, atitude que gerou grande polemica entre os fãs da banda, principalmente com o lançamento do álbum Para Todo Mundo, que emplacou dois vídeos clipes na MTV Brasil, sendo que a musica “Uma Canção de Amor Pra Você” virou febre nas rádios e deu a banda  a indicação ao Premio Multishow como banda Revelação de 2000. Em 2001 a banda lança o álbum, Mais do que Imaginei, que tinha um dos seus maiores hits até hoje “ Eu Amo Mais Você” fazendo com que a banda se tornasse conhecida nacionalmente chegando a se apresentar em programas de TV.



Em 2003, a banda lança seu 3º e ultimo álbum pela Warner Music, 15º Andar trazia duas grandes musicas Tchau e Um Minuto, o álbum é considerado um dos melhores da banda, porém foi pouco divulgado pela gravadora. Mas uma tragédia abalaria a banda, a morte de José Cezar em um acidente automobilístico, mexeu com toda a estrutura dos irmãos Cezar, porém o show tem que continuar e no final do ano é lançado Acima do Nível do Mar – 15 Anos, terceiro disco ao vivo da banda que trazia uma bela homenagem a José Cezar, na canção “A Tempestade e o Sol”, o álbum chegou a topo das paradas com a canção “Quem Disse que o Amor Pode Acabar”. As homenagens a Cezar continuaram no próximo álbum A Resposta de 1 Desejo.

Em 2005, a banda lança o álbum Atemporal que trazia suas grandes canções do período gospel do grupo, trazendo 4 canções inéditas. Em 2007, é lançado Enquanto o Sol Brilhar, um dos álbuns mais polêmicos da banda por ter uma pegada totalmente voltado para a MPB, porém hoje é considerado um dos 3 melhores álbuns da banda. Em 2008, a banda anuncia a criação do selo próprio, nascia a Carrossel Music, pela qual lançaram um tributo a Elvis Presley, denominado de The Elvis Music, que foi bem aceito pelos fãs do rei do rock.

Em 2008 a banda lança o CD duplo e um DVD ao vido em comemoração aos 20 anos de carreira da banda, denominado de 20 Anos de Estrada, gravado ao vido no Teatro Record, em São Paulo, que contou com as participações dos cantores Vinny com “Enquanto o Sol Brilhar”, Luka com a canção “Tchau”, Liah com a canção “Do Meu Querer” e da banda Sinal de Alerta com a canção “Eu Tenho”.



Em 2010 é lançado Pedra Angular, trabalho que contem 12 faixas sendo que 6 são inéditas e 6 são novos arranjos para canções do inicio da carreira. Em 2011 é lançado M.I.M, Maior Idade Musical, lançado em um formato luxuoso com um livro e um Cd de Brinde com tiragem limitada de 3 mil copias, destacando a canção Estações. Em 2012, a canção Galhos Secos, que foi gravada no álbum duplo Está Consumado de 1993, torna – se um meme da internet, fazendo com que um single contendo a regravação da faixa fosse lançado.

Em 2014, a banda lança o EP denominado Epílogo, pela Sony Music, o EP conta com a regravação do hit Contra Todo Mal, o álbum comemora os 25 anos de carreira da banda.

A banda Catedral chega aos seus 25 anos de carreira como uma das bandas mais consagradas da história da musica brasileira, pois foi uma das pioneiras na musica Gospel nacional e hoje mescla sua experiencia musical seja no mercado Gospel ou no Secular, suas letras são maravilhosas, repletas de muita poesia e amor, não é atoa que já venderam mais de 3 milhões de CDs, e se tornaram um dos maiores nomes da nossa música.

DISCOGRAFIA:

ÁLBUNS DE ESTÚDIO

1988 - Você


"Mais Que um Sonho"
"A Vinda"
"Glória e Louvor"
"Viver em Paz"
"Criação"
"Você"
"Bendize Oh Minh'alma ao Senhor"
"Chame à Deus"
"Santa Ceia"



1989 - Aos Ouvidos dos Sensíveis de Coração

"Fonte"
"Voz do Coração"
"Todos os Dias"
"Nas Ruínas Algo Está de Pé"
"Espírito Santo"
"Aos Ouvidos dos Sensíveis de Coração"
"Imensidão Azul"
"Além do Nosso Olhar"
"Just For You"
"Mundo Vazio"



1991 - Catedral III

"O Silêncio"
"Perto de Mim"
"Quando o Amor Bate no Peito"
"Erupções"
"Miragens Urbanas"
"Ainda Não Vi o Que Sempre Quis"
"Em Busca do Elo Perdido"
"Pedro Zé, Um Nordestino"
"Drogas"



1993 - Está Consumado - Volumes 1 e 2

Disco 1

"Carpe Diem" (aproveite o dia)
"Pelas ruas da Cidade"
"Uma Tarde de Outono"
"Roda Gigante"
"Sermão do Monte"
"Olhai as Aves do Céu"
"Carta aos que Esperam"
"Um Dia"
"Paisagem"

Disco 2

"Simplesmente"
"Todo o Sentido de Ser"
"Histórias que me Contaram"
"Coração de Criança"
"O Jardim e o Corpo"
"Era uma Vez"
"Pelo som do seu Coração"
"Galhos Secos"
"Don't go Away"



1994 - Contra Todo Mal

"Contra Todo Mal"
"Ver Estrelas e Sorrir"
"No mais Íntimo Momento de Mim"
"Quem me Dera"
"Fingir"
"The Cry of my Tears"
"Rio de Janeiro à Dezembro"
"É Tão Normal ser Feliz"
"Sempre Comigo"
"Homens e Vozes"
"Medo, Vida, Humano"
"No Luar do Oriente"


1995 - O Sentido

"Pai Nosso"
"O Sentido"
"Quando o Verão Chegar"
"Tempo"
"Onde está seu Coração"
"Mais Forte"
"O Mundo está Perdido"
"Na Casa do Lado"
"Quatro Cores"
"Amor Verdadeiro"
"Cathedral Song"
"I Will Love You"
"Playland"
"Under God's Grace"

1997 - Eterno

"Hoje"
"Um Novo Tempo"
"Terra de Ninguém"
"Sobre Muitas Coisas"
"Por que você se foi?"
"Eterno"
"Eu quero apenas falar de Amor"
"O que Há!"
"Meio sem Querer"
"Instrumental"

1998 - A Revolução

"Somos todos Iguais"
"Quem Sabe"
"A Revolução"
"Os Filhos de Caim"
"A Beleza Eterna"
"Eu Tenho"
"Teu Amor"
"O Sonho"
"Onde o Amor Reinar"
"Por te Conhecer"
"Com Você"



1999 - Para Todo Mundo


Uma Canção de Amor pra Você
Quando o Amor Acontece
O Sonho Não Acabou
Tão Legal
Eu Quero Sol nesse Jardim
Para todo Mundo
Todos os Dias
Tudo Vem de Você
Me Diz
Em Nome do Amor
Poderes Desprezíveis
O Silêncio


2001 - Mais do que Imaginei

O Nosso Amor
Balada de uma Saudade
Eu Amo mais Você
Helena de Troia
Mil Maneiras
Meu Bem (Versão de Mandy)
Sol de Primavera
Não vou te Esquecer
Mais do que Imaginei
Antes e depois do Meio Dia
Vidros e Diamantes
Kiss Me
Uma Canção de Amor pra Você (bônus)


2002 - 15º Andar

Tchau
Um Minuto
Do Meu Querer
Dúvidas em Mim
O que Não se Pode Explicar aos Normais
No Quintal da Nossa Casa
15º Andar
O Meu Jeito de Te Amar
Meu Sonho
Sempre Apaixonado
Aviso
Ela e o Castelo

2004 - A Resposta de 1 Desejo

A Poesia e Eu
Nada Mudou
O Sapo, o Escorpião e a Paixão
Para um Novo Tempo Começar
A Resposta de 1 Desejo
Pare
Às Vezes
Terra de Ninguém
Here I Miss You Now
Sem Saída
Quem disse que o Amor pode Acabar
Quatro Cores



2006 - Atemporal

"Atemporal"
"No Meu País"
"Simplesmente"
"Quem Sabe"
"Terceiro Mundo"
"Cidade"
"Um Novo Tempo"
"Somos Todos Iguais"
"Teu Amor"
"Eterno"
"Em Outro País"
"Quando o Verão Chegar"
"Onde Está Seu Coração?"
"Chegou a Hora de Dizer a Verdade"
"A Dois Passos do Paraíso"




2007 - Enquanto o Sol Brilhar

Enquanto o Sol Brilhar
Estrelas do Amanhã
Não tenho Medo
Um E-mail
O Botão do Elevador
O que vamos Fazer?
Amar Você
Flaming Star
Sampa a Dois
Viva o Povo Brasileiro
Pão e Circo
Amnésia
Templo
Meu Amor Primeiro




2010 - Pedra Angular


"Tudo Pode Mudar"
"Pedra Angular"
"Ao Teu Lado"
"Meio sem Querer"
"E o que é o Amor"
"Teu Sorriso"
"Quem me Dera"
"Amor Verdadeiro"
"Onde o Amor Reinar"
"Blecaute"
"Homens e Vozes"
"Pai Nosso"


2011 - M.I.M. - Maior Idade Musical 

Fale Mal de Mim 
Tá na Hora do Amor Reinar 
O Caminho da Luz na Estrada Imprevisível de Amanhã
Minha Casa 
Dona do Meu Coração 
Alma Biblioteca 
Asfixia 
Eu Te Amo 
João Cidadão 
Estações 
Amanhã 
Em Tempos de Caos 
Vem pro meu Coração 
Com a Tinta do Coração 


2014 - Epílogo

Epílogo - Inédita
Amo Tanto Amar Você - Inédita
Gol De Placa - Inédita
Desejo, Muito Prazer - Inédita

Contra Todo Mal



ÁLBUNS AO VIVO


1992 - Catedral 5 Anos - Ao Vivo

Fonte
O Silêncio
Simplesmente
Você
Mais que um Sonho
Perto de Mim
Pelas Ruas da Cidade
Mundo Vazio
Drogas
Criação
Solo de Baixo
Solo de Guitarra

1997 - Catedral 10 Anos - Ao Vivo

Disco 1
Você
Todos os Dias
O Silêncio
Perto de Mim
Amor Verdadeiro
O Sermão do Monte
Simplesmente
Catedral Song
Fonte
Criação
Um Novo Tempo
É tão Normal ser Feliz
Pedro Zé um Nordestino

Disco 2
Contra todo Mal
Carpe Diem
Quando o Verão Chegar
Nas Ruínas algo está de Pé
Pelas Ruas da Cidade
No meu País
Terceiro Mundo
Resplandece
Resplandece (instrumental)
Faixa Multimídia Interativa


2003 - Acima do Nível do Mar - 15 Anos

"Cotidiano"
"Hoje"
"O Nosso Amor"
"Quem disse que o Amor pode Acabar?"
"Sabe Lá"
"O Sentido"
"Sobre muitas Coisas"
"Chame a Deus"
"Eu quero Sol nesse Jardim"
"Eu Amo Mais Você"
"Drogas"
"A Tempestade e o Sol"
"Rio de Janeiro a Dezembro"
"Tchau"

2008 - Catedral 20 Anos de Estrada - Ao Vivo

Disco 1
Inexoravelmente
Eu Amo Mais Você
Do Meu Querer (part. Liah)
A Poesia e Eu
O Sonho Não Acabou
Um Minuto
Feliz
Estrelas do Amanhã
Balada de Uma Saudade
Um Dia
Carpe Diem
Tchau (part. Luka)
Atemporal

Disco 2
Joga Fora
Quem Disse que o Amor pode Acabar? (part. Alex Motta)
Dúvidas em Mim
Mil Maneiras
Enquanto o Sol Brilhar (part. Vinny)
Uma Canção de Amor pra Você
O Que é que Há Rapaz?
O Nosso Amor
A Beleza Eterna
Para Um Novo Tempo Começar
Eu Tenho (part. Sinal de Alerta)
No Mais Íntimo Momento de Mim
A Tempestade e o Sol (Instrumental)

VIDEOGRAFIA

Catedral 10 Anos - Ao Vivo



Acima do Nível do Mar - 15 Anos



Catedral Vídeo Clipes



Catedral 20 Anos de Estrada - Ao Vivo




Um comentário:

  1. Olá, incrível ainda encontrar a imagem da capa, essa de cabeçalho da banda... Eu fiz esse site com esse wallpaper há muito tempo atrás numa galáxia muito, muito distante kkkkkkk

    ResponderExcluir