Translate

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Biografia - ALINE BARROS (PIONEIRISMO EM NOME DA FÉ)

Foto extraída do site Aline Barros
Aline Kistenmacker Barros dos Santos, nasceu no Rio de Janeiro em 7 de outubro de 1976, é formada em Biologia Marinha pela UFRJ, casada com o empresário, Pr. Gilmar Santos, e mamãe de Nicolas e Maria Catherine. Seu pai, Pr. Ronaldo Barros é músico de sua banda, pastor e empresário. É ele quem está à frente da AB Records, gravadora que investe em novos talentos da música gospel. Sua mãe, Pra. Sandra Barros e seu irmão, Rafael Barros (fotógrafo profissional), também estão sempre ao lado de Aline e fazem parte da diretoria da AB Records.

Foto extraída do site Aline Barros


Filha de Pastores Evangélicos, com apenas 2 anos de idade já se interessava pela musica e aos 9 anos já acompanhava seu pai no Ministério de Louvor da Comunidade Vila da Penha, na Zona norte do Rio de Janeiro, aos 14 anos gravou  o louvor “Tua palavra” que ficou nas paradas de sucesso nas rádios evangélicas da cidade por 45 dias. Aos 16 anos gravou a canção “Consagração” que ficou 9 meses nas paradas de sucesso.





Foto extraída do site Aline Barros
Já aos 18 anos (1995), gravou seu álbum de estreia pela gravadora Grape Vine denominado “Sem Limites” que foi produzido por Ricardo Feghali e Cleberson Horsth integrantes da banda Roupa Nova, disco que trazia elementos diferenciados da musica gospel até então, no mesmo ano Aline foi convidada a participar do disco da Xuxa “Luz no Meu Caminho” onde interpretou a canção “Crer pra Ver”, o sucesso do álbum foi tão grande que Aline fundou seu próprio selo AB Records e em 1996, Aline participou do especial “Xuxa 10 anos” cantando a musica “Minha Rainha” juntamente com algumas ex- paquitas o que causou grandes transtorno para jovem cantora , chegando a ser banida de sua congregação pelo próprio pai que a acusou de adoração a Ídolos no caso “Xuxa”, durante muito tempo as canções de Aline Barros fora proibidas de serem tocadas pelos evangélicos mais fervorosos como seu pai.


Foto extraída do site Aline Barros
Mas quando tudo parecia sem volta, Aline Barros lança em janeiro de 1998, o CD “Voz do Coração” que trazia entre 11 canções a música “Fico Feliz”, que se tornou hit nas rádios em todo o Brasil chegando a 1º lugar nas paradas de sucesso, levando multidões aos seus shows, lotando estádios e revolucionando a maneira da Igreja evangélica ser vista até então, com sua musica Aline conseguiu com que milhares de jovens e crianças se interessassem pelo seguimento evangélico levando-os a conversão, “parecia que seus shows e suas musicas faziam com que todos quisessem fazer parte daquela felicidade, sem discriminação ou vergonha, era como se todos estivessem gritando “SOU CRISTÃO SIM E DAÍ?” as canções de Aline causou uma verdadeira revolução na musica e nas igrejas que até mesmo as mais tradicionais se viram forçadas a adotar uma nova postura para atrair o publico jovem que até então não era muito de frequentar as igrejas.

Foto extraída do site Aline Barros
O sucesso do Cd lhe rendeu mais de 500 mil copias e levou Aline Barros a vários programas de televisão como Planeta Xuxa, Raul Gil, Eliana, Carla Perez, Hebe Camargo, Gilberto Barros, entre outros), além de entrevistas em Jornais e revistas de circulação nacional, e em dezembro do mesmo ano lança um Ep denominado de “Canções de Natal”, em 1999 lança seu primeiro trabalho voltado para o publico infantil “Bom é ser Criança”, em junho de 2000 lança a coletânea Millennium produzido pela Indie Records e distribuído pela Universal Music. E em dezembro de 2000 lança “O Poder do Teu Amor” que vendeu mais de 300 mil copias e é considerado pelos fãs o melhor disco da cantora até então. Já em 2001 lança a coletânea romântica “Eterno Amor” e em dezembro do mesmo ano lança “Mensagem de Paz” com a participação de Cid Moreira, e em 2002 lança “ Bom é ser Criança Vol 2”.Ainda em 2002, Aline gravou seu primeiro DVD no evento Jesus Vida Verão, no Espirito Santo com um publico de mais de 50 mil pessoas. 

Foto extraída do site Aline Barros



Em 2003, Aline teve um momento critico em sua carreira, quando suas cordas vocais apresentaram problemas e a mesma teve que passar por um tratamento, na época a cantora estava gravida do seu primeiro filho, Nicolas para o qual gravou a canção de mesmo nome no álbum  intitulado “Fruto de Amor” que foi vencedor do Grammy Latino como melhor álbum de musica cristã e vendeu nada menos que 300 mil copias e foi o ultimo da cantora pelo selo AB Records.




Foto extraída do site Aline Barros
No ano de 2004, Aline lançou seu álbum “Som dos Adoradores” que foi um fenômeno de vendas, batendo a marca de mais de 1 milhão e 500 mil copias e ganhando o certificado de disco de diamante, além de uma indicação ao Grammy, no ano seguinte o transformou em DVD também arrebatando o disco de diamante.

Em 2005 lança o Álbum “Aline Barros & Cia” e em 2007 “Caminho de Milagres” que vendeu nada menos que 1 milhão de copias, em 2008 lança “Aline Barros & Cia Vol 2”, e em 2011 lança “Extraordinário Amor de Deus” que conseguiu vender 50 mil copias em apenas 1 dia, o disco vendeu mais de 700 mil copias e ganhou o Grammy Latino, além  de ter sido indicado ao Troféu Talento em 4 categorias entre elas de melhor música com Ressuscita – me, que ganhou vídeo clip e teve mais de 5 milhões de visualizações no Youtube, o álbum trouxe ainda a participação do cantor Fernandinho com a canção “Rendido estou” e o hoje clássico motivacional “Vitoria no Deserto” inspirado na história de Moises e a travessia do Mar Vermelho.


Foto extraída do site Aline Barros
Ainda em 2011 Aline teve sua primeira filha Maria Catherine e lançou o Cd “Aline Barros & Cia vol 3” que levou o Grammy Latino, além de ter ganhado o Troféu Talento. Em 2012 Aline Lança o DVD “Aline Barros 20 anos” com participações especiais de ninguém menos que Michael W. Smith, Abraham Laboriel e Tom Brooks.

Em 2013 lança “Graça” vendendo mais de 100 mil copias e chegando ao 1° lugar nas paradas de sucesso com a canção "Casa do Pai". Para o ano de 2014 Aline Barros prepara 2 CDs um em Espanhol e outro em Inglês e terá a produção de Tom Brooks.

Foto extraída do site Aline Barros
Aline Barros é uma das cantoras mais influentes do país, sendo lembrada pela revista The New York Times, e pela revista Bilboard no ranking dos 50 mais populares nas redes sociais ficando na 32º posição, sendo a única brasileira a aparecer na pesquisa, Aline já gravou com grandes astros internacionais da musica gospel como: Michael W. Smith, Paul Wibur, Don Moen entre outros. Aline já foi premiada em varias categorias nos prêmios: Brazilian IP Awards; Dove Awards indicada em 2 vencedora em 1; Grammy Latino indicada em 9 vencedora em 5; Troféu Talento indicada em 11 vencedora em 10; Troféu Promessas indicada em 7 vencedora em 1; e Troféu Imprensa indicada em 3 vencedora em 1.

Foto extraída do site Aline Barros


Aline além de cantora e pastora é também escritora e já lançou vários livros como: Reflexões de Paz, Muito Mais que um Sonho, e O Poder da Esposa que Ora entre outros.




Foto extraída do site Aline Barros
Nenhum artista na historia da musica gospel em nosso país conseguiu o feito de Aline Barros em propagar a musica cristã conquistando milhões de fieis, em especial o publico jovem, atravessando assim as barreiras do preconceito e discriminação, Aline conseguiu através de sua musica, lotar shows em estádios pelos 4 cantos do Brasil em um momento onde ninguém ia, pois tinha vergonha de admitir ser cristão, e hoje é consagrada por seus hinos como Vitória no Deserto, Fico Feliz, Vento do Espirito entre outros. Há quem torça o nariz e a apelide de “Paquita da juventude”, mas a verdade é que anteriormente ninguém tinha conseguido a façanha de falar a linguagem que os jovens queriam ouvir e foi através de sua postura considerada por alguns como “irreverente” que milhares de jovens se converteram no final dos anos 90 e até os dias de hoje.


Discografia


Infantil


Internacional


Coletâneas


Videografia








Edição: Wagner Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário